ESMOLINHAS…

17 jun

Eu tava indo tão bem postando todos os dias, eis que meu computador com as fotos baixadas (e apagadas da câmera, claro) foi sequestrada pelo meu técnico favorito.
Bom, sem comentários, continuo minha série de posts sobre o que eu vi no SPFW mais tarde.

O que eu queria comentar aqui é sobre toda a comoção causada pelas seis Melissas que a equipe do Petiscos recebeu de presente da Melissa. Para mim, a Adriana do Melissando, não é estranho. Para mim, a Adriana do Melissando, se chama estratégia de divulgação. E divulgação pela Julia Petit em plena SPFW pela bagatela de seis pares de Melissa, para mim foi uma bola baratíssima e dentríssima! Amigo meu que foi comigo ao SPFW em janeiro, que entende marromeno de máquinas injetoras, tava falando que a produção – só a produção! – de cada par da Melissa custa dérreau para a marca! Ou seja, rolou um post no site da Julia Petit por menos de R$ 50!!!

Julia Petit, queiramos ou não, é formadora de opinião. Julia Petit aparece na TV, no rádio, tem um site muito acessado, é referência e fonte quando falamos de moda e estilo. Julia Petit é bem relacionada, o site dela está dentro do portal Vírgula, é filha do P da DPZ, conhece todo mundo que é VIP, é convidada para TODOS os grande eventos dessa cidade. Julia Petit é habitué da SPFW, tipo primeira fila, recebe para teste tudo quanto é roupa, maquiagem, sapato e demais sonhos de consumo das reles mortais, porque se ela usar, se ela comentar, se ela publicar, é ponto para a marca! Ou seja, o que ela diz, o que ela faz, o que ela veste, como ela se penteia ou maquia é relevante para um universo muito grande de meninas, sejam elas Melisseiras ou não.

Eu acredito, sim, no poder do relacionamento e da influência dos blogs, mas nunca vou querer comparar a minha influência – se é que eu tenho alguma – com a da Julia Petit! Gente, se eu vou pro aniversário da Maricota com a 3SE, geral cagou e andou e minha foto vai aparecer, no máximo, no álbum do povo do Orkut. Mas se a Julia Petit vai com qualquer Melissa para o aniversário da Isabela Fiorentino, todos os fotógrafos da imprensa nacional vão estar lá, as fotos da bonita serão estampadas em tudo quanto é lugar e a Melissa vai estar lá nos pés da bonita nas páginas da Caras, do Ego, do Fuxico, do Babado, da Elle, da Estilo e o escambau. Simples assim.

Eu sei que vão vir pedras, mas o que eu tenho restrições sérias é as pessoas se proporem a escrever blogs sobre a marca X ou Y (no caso, a Melissa) para se promover (gente, como isso me deprime!) ou esperando algum tipo de retorno da marca, tipo “eu-escrevo-um-blog-só-sobre-Melissa-quero-ser-VIP-que-nem-a-Petisco”. Pra mim, é nonsense esperar um retorno desses da marca sobre a qual você escreve. Onde ficam a isenção e a credibilidade, se você se manifesta esperando um mimo?

Mas e aí, quem é você para falar algo se você foi ao lançamento da coleção e ganhou uma Ultra Amazonista? Você é vendida. Pois é, eu fui. Quando dá, eu toco essa bodega aqui e tenho um monte de Melissas no meu armário, então de alguma forma eu devo ser relevante. Mas não rolou elogios exuberantes nem rasgação de seda. Não fui forçada a falar bem em troca de nada, não ofereci isso nem recebi propostas para isso. No Melissando não tem publieditoriais e o único concurso que eu bolei por aqui foi patrocinado pelo MEU bolso. Dessa forma, eu considero, SIM, o Melissando um blog isento – não que os outros não sejam, por favor, né?

Eu gosto de ganhar presentes?
Cara, eu adoro! Ficaria felizona em ganhar as Melissas que a Petisco ganhou. Mas eu também sei do meu lugar na blogosfera, né? A Petisco tem uns dez mil vezes mais acessos diários que eu! Eu acho, sim, que as blogueiras fazem propaganda DE GRAÇA para a Melissa e esse é um canal que poderia ser melhor explorado pela marca. Mas o relacionamento no qual a Melissa quer investir é mais com os “formadores de opinião” ricos e famosos, e menos para os blogs, que ficam as migalhinhas e as esmolinhas. Essa é a estratégia de marketing da Melissa e de várias marcas, e sendo direta e reta, acho que se as pessoas se sentem profundamente injustiçadas com isso têm três alternativas: 1) virar VIP como a Petisco e mudar de lado, de injustiçada para privilegiada de graça; 2) parar de achar que blogs sobre Melissa simplesmente por existir deveriam ser reconhecidos assim como a Petisco, porque não é assim que as coisas funcionam; 3) aceitar que as coisas são assim e questionar se vale a pena usar sua credibilidade para melhorar a reputação da Melissa.

Eu, desde o começo desse blog, sei qual é a minha alternativa.

Anúncios

10 Respostas to “ESMOLINHAS…”

  1. Natalie 17 de junho de 2010 às 22:50 #

    Eu não sei quem reclamou, mas cara, quer marketing melhor que Julia Petit? Ela é referencia de n meninas em moda, super estilosa, se eu tivesse uma marca, com certeza iria enviar coisas pra ela, seria a 1 aliás

  2. Patricia 17 de junho de 2010 às 23:11 #

    Que que te aconteceu, Adri?! Você voltou tão, mas tão ácida… Não é caso para tanto, moça… As bogueiras-melisseiras tem vários patrocinadores e alguns privilégios, sim. Você não tem porque não quer. E o fato de você não querer não quer dizer que quem queira esteja errado. A Júlia é uma vendedora nata, tá no dna (ou np P do dpz) dela. É errado usar esse talento em prol da marca?! Se eu pudesse, usaria! Deixa de ser cri cri e pare de "achar que só porque dedica algumas horas de seu dia a um blog sobre a Melissa merece ter uma estátua erguida no pátio da fábrica em Farroupilha, Crato ou sei lá mais onde".Beijo.

  3. Girl On the Rocks 17 de junho de 2010 às 23:46 #

    PatríciaAcho q eu não me fiz entender direito. Eu acho que as marcas têm mais mesmo é que investir na relação com esses grandes formadores de opinião!Qto a ser cri-cri, não consigo evitar. É mais forte que eu…BjsDri

  4. Deise Matos 18 de junho de 2010 às 0:10 #

    Caramba Dri, rss!!Q texto!!!Olha, entendo a parte da Melissa não valorizar os tantos blogueiros por aí… mas como tudo são "lucros" é assim q a coisa anda..qto a essa Petit aí, gente, nem conhecia! Serinho!! kkkk!Vi vc falando aki e vi na Gloss…vou até ver como é o site dela, rss!!Mas é mó ruim… eu queria se uma blogueira famosa e ganhar Melissas, kkk!!

  5. Laura 18 de junho de 2010 às 12:17 #

    eu tô sempre aqui, mas nunca comento… concordo com vc, o blog é seu quem gosta tá aqui (e esteve te esperando até qdo vc deu um tempo) e aqui estamos de volta… gosto das suas opiniões, não é àtoa que vc faz um vou/não vou e coloca suas impressões… acho que sua opinião conta muito mesmo! vc deve ter sido a primera a ter um blog só falando de melissas, creio que teve muita influência do que várias de suas leitoras compraram ou não. Sempre preferi ler seu blog a ler o blog da própria Melissa, aqui vc pode expressar tudo o q acha, como a Thai e as meninas do PF, mas vc me fez procurar esses outros por seu sumisso. Dri, continuo aqui… nem te conheço… mas tô aqui. bjs

  6. Naiara 18 de junho de 2010 às 13:11 #

    Bravo!

  7. Carol Túrtura 18 de junho de 2010 às 13:40 #

    Clap, Clap, Clap! =D

  8. Look melissa 19 de junho de 2010 às 12:51 #

    Bom adri, concordo plenamente com vc, no entanto qnd essa conversa de julia patit ter recebido o mimo d 6 pares de melissa, foi falada no twitter, fiquei na minha, pois acho q a marca tem o direito sim, de escolherer pra quem dá, sendo a julia uma formadora d opinião..eu mesmo adoro o blog dela e visito sempre…Na verdade eu nem estava sabendo dessa historia d mimos…mas nao fiz como muitas fizeram..nao fiquei dando RT..Cada um tem o seu espaço, e as pessoas deviam fazer blog pq gostam, e fazer por amor, e não fazer em troca de mimos…adorei o Texto!melisseiras de plantaorebeka!

  9. Look melissa 19 de junho de 2010 às 12:51 #

    Este comentário foi removido pelo autor.

  10. camelie 20 de junho de 2010 às 6:47 #

    Este comentário foi removido pelo autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: