OS BICHANOS DE AI WEIWEI

25 set

Em abril desse ano, o MIS (Museu da Imagem e do Som, aqui em São Paulo) apresentou a primeira exposição de Ai Weiwei na América Latina, composta por onze séries de fotografias e a exibição de um documentário.

Aiweiwei/艾未未 poses for a portrait in his studio compound.ai wei wei 3
Ai Weiwei e dois de seus 50 gatos

Mas who the guck is Ai Weiwei?
Ele é o mais famoso artista da China e um de seus críticos mais ferrenhos, combatendo a rigorosa censura e o bloqueio do sistema legal do país asiático por meio da arte e de mídias sociais. A resposta das autoridades chinesas veio com o fechamento de seu blog, espancamentos, demolição de seu estúdio recém-construído e prisão domiciliar.

 ai wei wei 4
Companheiros de prisão domiciliar

Porém, o artista nunca se calou e continua a ser notícia: sua parceria com o escritório de arquitetura suíço Herzog e De Meuron resultou no belíssimo estádio Ninho do Pássaro, principal centro esportivo das Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Em 2011, a revista Art Review o elegeu a 3a. personalidade mais influente no mundo das artes e em 2012, Ai Weiwei: Never Sorry, documentário da  jornalista americana Alison Klayman, sobre a rotina do artista e dissidente que inspira audiências globais e desafia fronteiras entre arte e política, ofereceu uma visão diferenciada da China contemporânea por meio de uma de suas figuras públicas mais interessantes e levou para casa o Prêmio Especial do Juri do Festival de Sundance em 2012.

ai wei wei 5

ai wei wei

ai wei wei 11

ai wei wei 6

E além de tudo isso, o homem ainda é louco por gatos: só na casa-estúdio dele, são mais de 50 – além de um Cocker Spaniel.

ai wei wei 10
Estranho no ninho (de gatos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: